Tratamentos

Telangiectasias

Conhecida popularmente como vasinhos, as telangiectasias são vasos sanguíneos que ficam logo abaixo da pele, com menos de 1mm de espessura. Apesar de ser mais comum nas pernas, também pode aparecer em outros locais do corpo. Podem ocasionar sintomas de dolorimento e queimação, como também desconforto estético. Há várias modalidades e combinações de tratamentos, que incluem:

  • Escleroterapia a Laser (Laser Transdérmico)

Trata-se de um tipo de tratamento feito para diminuição e/ou eliminação dos indesejáveis vasinhos com novas tecnologias. Utilizando a aplicação de uma luz intensa ampliada e estimulada, na qual o calor gerado promove a contração e destruição dos vasos. A hidratação da pele é importante nesta modalidade terapêutica.

  • Escleroterapia com Espuma

Trata-se de um procedimento que consiste na aplicação de uma substância esclerosante espumosa na veia doente. Quando injetada, a substância promove a diminuição e encolhimento do vaso, com seu consequente fechamento.

  • Escleroterapia Química

Também conhecida como escleroterapia convencional, consiste na aplicação de substâncias químicas esclerosantes nos vasinhos doentes, o que causa um reação inflamatória, induzindo à cicatrização e consequentemente o desaparecimento desses vasos.

escleroterapia

* São realizadas com jato de ar gelado de até 20 graus negativos no local proporcionando uma sensação de alívio, podendo gerar dormência local que diminui sensações dolorosas. 

* Utilizamos a Fleboscopia e realidade aumentada (near infra-red) Vein Viewer TM para visualização de vasos doentes não vistos a olho nu.

Varizes

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele, podendo ser de pequeno, médio ou grande calibre. Geralmente, essas veias são encontradas nos membros inferiores, como pernas, coxas e pés. Em alguns casos apresentam ramificações avermelhadas, e sem sintomas além do incômodo estético. 

  • Tratamento de varizes a laser

É realizada a termoablação das varizes e veias doentes por meio de uma fibra inserida por dentro dos vasos. O procedimento todo é guiado pelo Ultrassom Doppler.

  • Tratamento de varizes com Radiofrequência

Trata-se de um procedimento que utiliza ondas de radiofrequência para o fechamento da veia doente. Através de um cateter, que é inserido na veia a ser tratada e alocado na posição adequada, também utilizando o auxílio de imagens de ultrassom.

1
  • Tratamento de varizes com espuma

Assim como a escleroterapia com espuma para o tratamento de vasinhos, consiste na mistura de um líquido esclerosante (em maior concentração) e ar, até que forme uma solução espumosa, que é aplicada na veia doente, a fim de tratá-la. Também é um procedimento ecoguiado, ou seja, com o uso do equipamento de ultrassom.

  • Cirurgia convencional de varizes e microcirurgia

Para a cirurgia convencional, realiza-se um pequeno corte na região da virilha e outro no joelho/perna, para que a veia doente possa ser removida por um equipamento fleboextrator.
No caso da microcirurgia, são realizadas micro incisões na pele do paciente e com o auxílio de micro ganchos os vasos doentes e mais superficiais são removidos.

Cirurgias - Tratamentos de Obstruções Arteriais

  • Tratamentos de Obstruções Arteriais

Angioplastia com stent: procedimento realizado por meio de um catéter (cateterismo) que navega dentro dos vasos sanguíneos até o local de obstrução, com liberação do stent (tubo “tipo malha”) que mantem o vaso aberto e restaura o fluxo sanguíneo na região devolvendo a irrigação daquela determinada região do corpo. Os stents também podem conter medicamentos que visam manter a perviedade do vaso por tempo mais duradouro.

Pontes arteriais: cirurgia realizada para desviar o fluxo sanguíneo ultrapassando a área obstruída. Pode ser utilizada a veia safena (ponte de safena) ou mesmo próteses vasculares sintéticas.

Endarterectomia: consiste no procedimento cirúrgico de retirada da placa obstrutiva realizando limpeza dentro do vaso doente, devolvendo seu funcionamento e fluxo sanguíneo.

4
  • Tratamentos de Aneurismas


Endovascular:
é um tratamento menos invasivo onde há o reparo da dilatação arterial por meio de cateterismo, com liberação de endoprótese por dentro do vaso doente excluindo o aneurisma da circulação.

Cirurgia tradicional: trata-se de procedimento cirúrgico onde há manipulação direta do vaso doente e substituição por uma prótese que permanece no local do aneurisma com correção da doença.

  • Acessos Vasculares

Cirurgias de acessos vasculares para hemodiálise e quimioterapia: a hemodiálise é um tratamento que filtra o sangue, retirando dele substâncias tóxicas que se acumulam pelo não funcionamento dos rins. Para que o tratamento seja eficiente, é necessário um acesso vascular que permita que um grande volume de sangue chegue à máquina de hemodiálise e retorne ao organismo devidamente filtrado.

Fístula arteriovenosa: a confecção da fístula está indicada para pacientes que necessitam realizar hemodiálise. É uma cirurgia onde cria-se uma conexão de uma artéria com uma veia, para possibilidade de punção venosa com alto fluxo e proporcionar uma filtração adequada à sessões. Na ausência de uma veia adequada, pode ser utilizada uma prótese vascular.

Implante de catéteres: são várias as finalidades dos catéteres como receber medicamentos de quimioterapia ou outros, realização de hemodiálise e transfusões.

Feridas

  • Avaliação e tratamento das causas das feridas

Durante o tratamento de feridas, é indispensável a avaliação vascular visto que grande parte de feridas crônicas são devidas a problemas circulatórios.

  • Tratamento de feridas com Bioestimulação à Laser

Com o objetivo de acelerar o processo de cicatrização de feridas, o laser trabalha em decorrência dos seus efeitos fotoquímicos, fotofísicos e fotobiológicos nas células e tecidos. O procedimento utiliza o laser de baixa potência estimulando as fases da cicatrização no reparo tecidual.

3