Exames
Ultrassom doppler vascular de artérias e veias do corpo humano
Trata-se de um exame não invasivo, que utiliza técnicas da ultrassom e doppler para análise da anatomia e fluxo sanguíneo das veias e artérias dos membros superiores e inferiores, carótidas e aorta. Assim, torna possível avaliar de forma precisa a situação da circulação, identificando doenças nessas áreas.
A visualização do fluxo sanguíneo e do funcionamento dos vasos propicia um diagnóstico preciso e melhor condução dos tratamentos.
Dúvidas Frequentes
Apesar de muita gente achar que varizes e vasinhos são a mesma coisa, existem algumas diferenças.
Os vasinhos, também conhecidos como telangiectasias, são pequenos veias, com menos de 1mm de diâmetro, bastante superficiais, que ficam na região intradérmica de aspecto avermelhado ou arroxeado, levando a um incômodo estético muito importante. Apesar de mais frequentemente ocorrer nas mulheres, também podem surgir em homens.
São diversas as causas que podem levar ao surgimento de varizes e vasinhos, mas a principal é genética. Portanto, o seguimento com seu médico vascular é de extrema importância.
Algumas medidas podem ser tomadas para o adequado controle do quadro, conheça algumas delas:
- Pratique atividade física:exercícios físicos ajudam a melhorar a circulação do sangue e fortalecem o “coração da perna” que são as panturrilhas;
- Eleve as pernas ao deitar: a ação da gravidade ajuda a drenagem do sangue venoso das pernas, aliviando o edema e inchaço;
- Evite o uso de salto alto por longos períodos:apesar do salto alto não se provar como causador de varizes, a contração parcial da panturrilha durante o seu uso pode aumentar os sintomas de peso e cansaço nas pernas, principalmente em pacientes já portadores de varizes;
- Use meias elásticas: elas ajudam no retorno venoso do sangue das pernas ao coração e devem ser indicadas e prescritas pelo seu médico;
- Mantenha o peso ideal:muito mais do que estética, o sobrepeso aumenta o risco de varizes e vasinhos devido à elevação da inflamação nas veias e sobrecarga da circulação nas pernas;
- Consulta com angiologista:para manter sua saúde vascular sempre em dia, faça um check-up com seu angiologista periodicamente.
As varizes nas pernas são um problema muito comum. Muitas pessoas observam as veias dilatadas nos membros inferiores e questionam-se se precisam ou não de cirurgia. Em muitos casos, as varizes não causam nenhuma dor, inchaço ou desconforto. Porém, mesmo assim elas podem evoluir para quadros graves como tromboses ou úlceras/feridas na perna.
Atualmente existem técnicas cirúrgicas minimamente invasivas sem cortes, à Laser/Radiofrequência ou que até mesmo dispensam cirurgias.
Cada tratamento é individualizado, ou seja, existem casos em que há preferência por uma ou outra técnica.
A avaliação do seu médico cirurgião vascular é indispensável para saber qual é o melhor tratamento para o seu caso específico.
Apesar de ser uma doença mais comum entre as mulheres, as varizes também ocorrem em homens. A pilificação (pelos) das pernas acabam por esconder vasinhos e pequenas varizes durante o período inicial do quadro, e percebem a presença quando já se desenvolvem bastante ou iniciam sintomas.
Além disso, com o avanço da idade há o afrouxamento dos tecidos e redução da musculatura das pernas, tornando as varizes e vasos mais visíveis e sintomáticas.
A profissão também pode ser um fator agravante das varizes. Algumas ocupações como cabeleireiros, vigilantes, professores, e outras que exigem ficar em pé por várias horas seguidas, podem levar à piora dos sintomas.
A Fleboestética é uma área da angiologia e cirurgia vascular dedicada ao tratamento de varizes e vasinhos com a preocupação de melhora da harmonia, aparência e beleza.
Apesar de mais frequentes nas pernas, também podem ocorrer em outros locais como a face.
O tratamento conta com diversas técnicas, como: laser transdérmico, escleroterapia, microcirurgia e termoablação da safena com radiofrequência e endolaser.